
O design é um elemento fundamental no sucesso de qualquer comunicação de uma marca ou empresa. Conforme já todos ouvimos uma imagem vale mais do que 1000 palavras.
O design gráfico não é apenas a estética do elemento de comunicação, é a forma como comunicamos com o nosso público, com os nossos clientes, com o mercado no geral. O design está presente em todos os momentos das ações de marketing, para informar, criar compromissos, alertar, chamar à atenção e persuadir na tomada de decisão.
A primeira impressão importa, o design gráfico assume um papel design neste primeiro impacto da marca com o cliente potencial, podendo criar associações positivas do produto ou serviço. A primeira vez que qualquer cliente impacta com uma marca, é decisivo em todo o processo de relação comercial. Muitas vezes, a primeira interação pode ser feita, através do site, do cartão de vista, de newsletter, da rede social… todas as empresas devem estar preparadas e “no seu melhor fato”, para que desde o primeiro momento possam ser criados laços de compromisso do cliente com a marca.
Independentemente do mercado que cada empresa se encontre, o design gráfico ajuda na criação de credibilidade, para tal é necessária consistência em todas as peças de comunicação internas e externas. É importante criar uma identidade que permita a rápida identificação por parte dos clientes da marca. Podem ser desenvolvidos excelentes conteúdos para partilhar nas redes sociais ou em newsletters ou até mesmo no website, mas se cada comunicação apresenta um design diferente, o cliente irá sentir-se confuso, não criando laços com a marca.
A criatividade é um dos fatores de diferenciação entre produtos/serviços. Os mercados hoje apresentam uma elevada homogeneidade nos produtos e na sua oferta no geral, pelo que a criatividade nas comunicações, um design único e apelativo que crie emoção nas pessoas, aumenta de forma significativa a vantagem competitiva de qualquer empresa face à concorrência.
O design é um elemento diferenciador, que transporta em si o posicionamento da marca, a aspiração da marca que pode ser transmita aos seus clientes, ao mercado em geral. Criando momento muitas vezes aspiracionais nas pessoas, refletindo comportamentos de maior compromisso e fidelização e com isso impulsos de compra mais impulsivos e menos racionais.
O design gráfico é um elemento fundamental na estratégia de marketing de uma empesa é desta forma que a empresa conta a sua história, que apresenta os seus produtos/serviços, a sua cultura, a sua proposta de valor ao mercado, que afirma e diferencia a sua marca. O design gráfico acresce valor ao produto, à empresa e ao cliente na sua jornada de compra.